Qual a quantidade certa de ração devo dar ao meu cão?
- http://www.blupet.com.br/noticia/qual-a-quantidade
- 13 de abr. de 2015
- 2 min de leitura

Ração para cães adultos:
Especialistas dizem que os cães adultos, que não estejam com sobrepeso, podem receber até 4% do seu peso em alimentos, divididos em duas porções diárias de ração. Quanto mais agitado e mais atividades e gasto calórico tem o cão, mais ração ele necessita. A ração seca é a mais recomendada por não grudar nos dentes do cachorrinho como a úmida, e também por ser mais saudável. Para que o cachorro se acostume com esse tipo de ração, inicialmente você pode misturá-la com a úmida e aos poucos ir diminuindo a quantidade de ração úmida até alimentá-lo somente com a seca.
Como a quantidade é relativa, se você estiver em dúvida, nada melhor do que consultar o veterinário para que ele possa avaliar o seu cão e indique a quantidade ideal. A alimentação deve ser dividida em porções para que ele absorva o alimento de forma mais tranquila e sem problemas digestivos para o animal, como torção no estômago.
Ração para filhotes:
Os filhotes (veja alguns cuidados com filhotes de cachorro), por estarem em processo de desenvolvimento/crescimento, devem comer de 3 a 4 vezes por dia. Conforme vão crescendo, passam a comer menos. Dessa forma, você deve diminuir de forma gradativa a quantidade de ração. A partir de 1 ano o ideal é comer duas vezes por dia. Fique atento ao excesso de alimentação que pode ocasionar na obesidade do cão.
ATENÇÃO: Restos de comida para humanos e doces devem estar completamente descartados da dieta do seu cão. Não fique com dó dele, mesmo que ele goste de comer esse tipo de alimento. Você estará prejudicando o seu cão e a você mesmo, pois os gastos com tratamento por problemas devido a ingestão indevida serão bem maiores do que com os da ração saudável.
Kommentare