Gatos e caixas
- http://portaldocat.com.br
- 22 de abr. de 2015
- 2 min de leitura

Todo mundo sabe o amor incontrolável dos gatos por caixas. O que se conhece até hoje, com 50 anos estudando a espécie, é que eles se sentem confortáveis e seguros em espaços fechados. Essa conclusão de fato faz sentido quando se leva em consideração que os felinos adotam o esconderijo como estratégia em situações estressantes.
Com o intuito de explorar ainda mais essa fixação felina por caixas, pesquisadores publicaram um estudo no Applied Animal Behaviour Science que investigou se a possibilidade de se esconder em caixas poderia diminuir o nível de estresse de gatos.
Para isso, eles separaram 19 gatos que tinham acabado de chegar em um abrigo, dividindo-os aleatoreamente em 2 grupos, nos quais um teria acesso a caixas para se esconder e o outro não teria.
Nos próximos 14 dias, os pesquisadores observaram os gatos e usaram a escala de Kessler and Turner Cat-Stress-Score para estimar, baseado nos sinais visuais e nos hábitos (como alimentação e grooming), o quão estressados os animais estavam.
Logo entre o dia 3 e 4 havia uma diferença significante entre os níveis de estresse dos dois grupos, com o grupo que possuia caixas apresentando um nível bem mais baixo. Independente da raça, todos os gatos viram nas caixas uma segurança, o que mostra que esse traço é algo mais profundo da espécie.
No final dos 14 dias, ambos os grupos atingiram um nível de estresse similar, porém o grupo que possuia caixas alcançou mais equilíbrio no terceiro dia do estudo, enquanto o outro só após 10 dias, o que mostra uma diferença grande no bem estar e na rapidez da adaptação em um ambiente como um abrigo.
Apesar de não poder se dizer com certeza como os gatos reagiriam em outros ambientes além de um abrigo, os pesquisadores acreditam que faz sentido que os gatos, que geralmente preferem se esquivar de confronto direto, procurem espaços pequenos para se sentirem mais seguros.
Comments